Domingo, 30 de Outubro de 2005

Olhar gélido



386398.jpg


Desta vez quis basear-me numa fotografia e a partir daí desenvolver o meu texto.
Porque razão será que um simples olhar animal, me cativa? Essa é uma “artimanha” que os animais usam quando apenas querem receber um pouco de atenção por parte dos donos, sim, porque deve haver muitos animais por todo o mundo cujo olhar é cativante… Eu considero que é uma defesa do animal, porque não acredito, ou melhor, acredito que mesmo assim, há pessoas que são capazes de ignorar os seus sentimentos.
A minha relação com os animais vai-se fortalecendo à medida que vou conhecendo um pouco mais deles e abandonando hábitos da minha sociedade. Penso que só assim podemos dizer que os animais nos transformaram interiormente. Como seria toda a minha vida se eu fosse um animal (cão, gato, mosca...)? É isso que questiono muitas vezes e que, certamente, aqueles que entendem este meu sentir, também questionam. Cada animal tem a sua marca… os gatos por serem os preguiçosos, os cães por serem aqueles hiperactivos, os insectos porque podem voar e ser livres…
Há tanta crueldade para com eles… mas porquê? É nestas alturas que me apetece chamar hipócritas àqueles que só lembram o Dia do Animal porque foram estipulados os direitos dos animais. Um animal é muito mais do que isso; enquanto ser vivo tem os mesmos direitos à vida que nós, devemos respeitar a sua dignidade, não é desprezá-los porque nascem deficientes ou com doenças incuráveis.
Por isso, esta imagem faz-me reflectir muito sobre o que tem sido e como se tem comportado a Humanidade. Os traços de sofrimento nos animais são marcas que nós lhes deixamos, são marcas que não podem ser esquecidas…



Cláudia

publicado por claudiapcs às 12:57
link do post | comentar | favorito
35 comentários:
De Anónimo a 30 de Outubro de 2005 às 18:55
Gostei muito do teu texto, tem emoção, carinho e é pertinente
é um olhar meigo e cativante olhar da imagem, é também muito bela e bem enquadrada no texto
beijinhos

lenalena
(http://uma_cabana.blogspot.com/)
(mailto:lua_gira@hotmail.com)


De Anónimo a 30 de Outubro de 2005 às 13:09
Mt bem, mt bem!! Concordo plenamente com o k escreveste... a foto ta mt bonita!! bjinhux!! ;)André
</a>
(mailto:andre_correia_14@msn.com)


De Anónimo a 30 de Outubro de 2005 às 13:06
Um texto mto interessante, com perguntas mto pertinentes. Bjinhos**Formiguinha
(http://formiguinha.blogs.sapo.pt)
(mailto:blog_formiguinha@sapo.pt)


De Anónimo a 1 de Abril de 2007 às 12:45
Claudia mereces tudo de bom que esta vida tem.os nossos coraçoes sofrem quando vem um animal mal tratado.Fica bem amiga,ate sempre de:maria antonieta ....uma pessoa como tu que ama todos os animais.


De Izabel Cristina a 7 de Abril de 2007 às 19:20
Muito lindo seu blog você deve ser uma pessoa maravilhosa,parabéns !


Comentar post